Papel

Nos últimos anos, com uma população mais consciente e interessada na preservação de nossos recursos naturais, as demandas pela reutilização do papel ganharam força. Em alguns lugares do mundo tornou-se não só uma boa prática, mas obrigatória a coleta seletiva e uso da fibra reciclada em porcentagens maiores na produção do papel.

O que a CRB faz?

A CRB coleta e/ ou recebe o material e durante o processo da prensagem, nossa equipe separa diversos tipos de aparas, ou sobras de papel, pois cada um deles requer um tipo diferente de produto para tratamento. Depois da triagem, as aparas seguem por uma esteira rolante para a prensagem. Os fardos passam pela amarração e em seguida podem ser enviados às indústrias que demandam por esse tipo de insumo.

VEJA COMO AS APARAS PODEM SER CLASSIFICADAS

Branco I

Sobras de papel branco, sem nenhum tipo de impressão, revestimento ou cola.

Papelão

Papelão ondulado em geral. Não se encaixam nesta classificação materiais como caixas de sapatos, caixas de sabão, pentes de ovos, papel cimento, etc.

Branco IV

Sobras de papel branco manuscrito ou que contêm algum tipo de impressão, como cadernos sem capa e arame ou carbono entre as folhas.

Revista

Aparas de revistas velhas e limpas.
 

Jornal

Sobras de jornais velhos limpos.

Misto

Aparas de revistas, papel colorido em geral, catálogos comerciais ou telefônicos. Não se encaixam nesta classificação toalhinhas, pente de ovos, papel roxo (de maçã) e folhas de carbono.

*Fonte: Centro Técnico em Celulose e Papel para Reciclagem (IPT).

Impurezas

As aparas não devem conter impurezas como metal, corda, vidro, pano, pedra, areia ou plástico. O papel vegetal, papéis e papelão com cera e parafina ou laminados revestidos de camada metálica e papel carbono são proibitivos para reciclagem.

VENDE MATERIAL RECICLADO?

A CRB COMPRA DE VOCÊ!

Nossos Parceiros

Acesso Rápido